Dizer "não" também é respeitar o paciente

Dizer "não" também é respeitar o paciente

O bom cirurgião não é apenas aquele que acata o que o paciente quer, mas aquele que conduz as decisões com ética, transparência e muita responsabilidade. Isso implica em dizer alguns NÃOS.​

É claro que devemos sempre considerar os sonhos e desejos dos nossos pacientes, mas, quando não há indicação cirúrgica, quando não é o momento certo de operar, quando as expectativas estão desalinhadas e são inatingíveis ou quando o risco é maior que o ganho para o paciente, cabe ao profissional dizer NÃO.​

Isso é cuidado e comprometimento!​

Prefiro a tranquilidade de saber que essa negativa é o melhor a fazer pelo bem-estar e saúde do paciente, do que colocar minha cabeça no travesseiro com o peso de ter dito SIM quando não deveria.​

Esse cuidado e critério geram confiança e a CONFIANÇA, como costumo dizer, sempre foi e sempre será o principal pilar na minha relação com os pacientes.

21/06/2023 Outros 3 min.